Arquivo SA

Postado às 08h45 | 17 setembro 2019 |

Projeto TRT na Medida tem início com apoio da Bodytech Tirol

Iniciado em 2017, o TRT na Medida é uma ação do Tribunal Regional do Trabalho, da 21ª Região (TRT-RN), que oferece aos magistrados e servidores do órgão acompanhamento especializado e individualizado com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida e hábitos mais saudáveis. A academia Bodytech Tirol tem importante papel no projeto e é palco de toda ação.

Durante 60 dias, e divididos em três grupos, 30 participantes selecionados perseguirão a meta de reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC) e aumentar o índice de massa magra. Cada equipe será liderada por um incentivador, chamado de “anjo”, e dois educadores físicos. A busca pela redução dos números será estimulada nas aulas coletivas, que serão ministradas pelos profissionais da Bodytech Tirol.

Além do auxílio de personal trainer, cada participante também receberá acompanhamento médico e nutricional. Ao final do projeto, previsto para dia 8 de novembro, o TRT na Medida classificará os melhores resultados, individualmente e por equipes. Ganharão aqueles que conquistarem os seguintes critérios: assiduidade nas aulas, perda de gordura e ganho de massa magra.

Postado às 08h45 | 17 setembro 2019 |

Hemonorte recebe doações no Partage Norte Shopping

O Partage Norte Shopping se tornou um ponto fixo de coleta de doações de sangue do Hemonorte. As doações acontecem, sempre, às terças-feiras e a unidade móvel da instituição fica estacionada na entrada do Shopping, na Avenida Doutor João Medeiros Filho, atendendo das 8h às 17h.

Na hora de doar, é necessário passar por uma breve entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança aos doadores e pacientes que receberão a doação. É importante a sinceridade nas respostas. Tudo que for respondido será mantido em sigilo.

Requisitos para doar:

Ø  Sentir-se bem, com saúde;

Ø  Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;

Ø  Pesar acima de 50 kg;

Ø  Ter entre 16 e 69 anos;

Ø  Não estar em jejum;

Ø  Ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior;

Ø  Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

Ø  Evitar fumar por 2 horas;

Ø  Evitar alimentos gordurosos.

Serviço:

Doação de Sangue

Data: Todas as terças-feiras de setembro

Local: Estacionamento do Partage Norte Shopping

Horário: 8h às 17h

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi

Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)

Redes Sociais: @partagenatal

Sitewww.partagenatal.com.br

Postado às 08h45 | 17 setembro 2019 |

Entrega dos Kits da Meia Maratona do Sol começa na quinta (19)

A entrega do kit do atleta da Meia Maratona do Sol acontecerá a partir desta quinta-feira (19) até o sábado (21), dentro da Expo Meia do Sol, feira esportiva que acontecerá no hotel Holiday Inn, em Lagoa Nova. O horário de entrega na quinta e sexta é das 9h às 21h e no sábado das 8h às 13h, devido ao horário de largada da corrida, marcado pontualmente para as 16h.

Para receber o kit, é necessário que todos os atletas apresentem o recibo de pagamento fornecido pelo PagSeguro ou o email de confirmação da inscrição enviado pela Meia Maratona do Sol e um documento com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte). Além dos documentos acima, os inscritos devem levar um 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Armazém da Caridade. Quem fizer a doação também participará automaticamente de um sorteio de aparelhos de som JBL, oferecidos pela Nagem, que acontecerá no dia corrida.

Os inscritos que por alguma razão não possam comparecer para o recebimento do kit, devem fornecer uma procuração para que o responsável possa retirar o kit em seu nome, junto do comprovante de pagamento e da cópia do documento oficial com foto do inscrito. No caso dos inscritos acima de 60 anos, é necessária a presença da pessoa para retirada para que assim seja comprovado o benefício.

O kit entregue aos atletas é composto por número de peito, camiseta em tecido tecnológico, chip de cronometragem eletrônica e regulamento da prova. No momento da retirada do kit, o responsável deverá conferir os dados, número de peito e chip.

Além da tradicional entrega de kits – que vai acontecer nos três dias da Expo – o evento receberá também palestras no Palco Instituto de Radiologia de Natal, abordando temáticas como a relação entre a Nutrição Esportiva e a corrida de rua, a importância da musculação na corrida e o papel da assessoria Esportiva no treinamento, além de briefing sobre a corrida, dicas sobre o percurso e informações da movimentação de trânsito, segurança e assistência médica oferecidas pela organização do evento.

Estarão presentes em estandes como expositores a YoPro – Danone, Rapanui, Bendito Pace, Derma&Bio, Athenes, Rikam, WM Fitness, Toyolex e os stands divulgando as corridas que ainda acontecerão neste final de ano, como a Corrida 10 milhas PRF, que também é promovida pela HC Sports. Um dos destaques da área de estandes será a loja da Meia do Sol, comercializando os produtos oficiais da corrida.

Prova

Consolidada como uma das mais importantes do país, a prova movimentará a capital potiguar no dia 21 de setembro. Com largada às 16h e chegada na Arena das Dunas, a Meia do Sol conta uma estrutura de nível internacional. Para garantir a qualidade no momento da corrida, aos mais de sete mil atletas que irão correr em solo potiguar, mais de 400 pessoas trabalharão durante o evento, em áreas como segurança e assistência aos participantes.

“Desde 2014, quando realizamos a primeira Meia do Sol, nos dedicamos para oferecer a melhor experiência ao atleta. O esforço vem sendo reconhecido e, toda a estrutura montada para o evento, colocou Natal no roteiro das melhores provas de corrida do Brasil”, explica  um dos organizadores do evento, Gabriel Negreiros.

A corrida é organizada pela HC Sports com o patrocínio do Instituto de Radiologia/ Grupo Fleury, Arena das Dunas, Holiday Inn, Potigás, Cristalina, Nagem e Sempre Verde Hortifruti, com apoio da Crion Eventos, Café Santa Clara, WM, Infinity Energy Drink, ABIH/RN e YoPro.

Meia Maratona do Sol - Entrega de kits

Data: Quinta (19) a sábado (21)

Local: Expo Meia do Sol - Holiday Inn - Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova (próximo à Arena das Dunas)

Horário: Quinta e sexta - 9h às 21h; sábado - 8h às 13h

Regulamento e mais informações: www.meiadosol.com.br

Postado às 09h30 | 16 setembro 2019 |

Órgãos do Judiciário têm de cortar até estagiários

O limite de gastos vai ficar menor para alguns órgãos do Judiciário, do Legislativo e para a Defensoria Pública da União em 2020. A partir do ano que vem, essas áreas não poderão mais contar com uma compensação do Executivo para bancar contas que extrapolarem o teto de gastos - mecanismo criado para limitar o avanço das despesas públicas à variação da inflação.

Os órgãos que ainda não se ajustaram terão margem pequena para cortar custos, já que quase todos destinam mais de 80% do orçamento à folha de pessoal - despesa obrigatória, imune às tesouradas. A exemplo de ministérios, alguns já estão cortando custos de energia, terceirizados e até estagiários.

De 2017 até 2019, o Executivo, podia ceder 0,25% de seu limite de gastos para que os demais Poderes não estourassem o teto. Essa benesse foi concedida para cobrir reajustes salariais que entrariam em vigor ao longo desse período. A partir de 2020, porém, essa compensação acaba, e os órgãos contarão apenas com seu próprio limite para cumprir o teto. Quem desrespeita o instrumento está sujeito a sanções e pode ser proibido de conceder reajustes, criar cargos, alterar estrutura de carreira, contratar pessoal e realizar concursos públicos.

Com o fim da ajuda, ao todo, sete órgãos deverão ter o teto de gastos menor, pois o índice de inflação baixo não deverá ser suficiente para compensar a perda. Isso significa um total de R$ 1,6 bilhão a menos no orçamento dessas áreas.

A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho já alertaram que a redução orçamentária pode comprometer seu funcionamento no ano que vem. As duas têm elevado grau de comprometimento das despesas com a folha de salários. Nos demais órgãos, a situação ainda é um pouco mais confortável que no Executivo.

O presidente Jair Bolsonaro tem sido pressionado por congressistas e integrantes da ala política e militar a reagir ao risco de paralisação do governo em 2020 e flexibilizar o teto de gastos. Após indicar que poderia ceder aos apelos, porém, Bolsonaro foi convencido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a defender a manutenção da medida.'

'Prova de fogo'

O ano de 2020 será crucial para atestar a "sobrevivência" dos órgãos do Legislativo e do Judiciário ao teto. Os impactos de reajustes salariais concedidos no passado já terão sido incorporados - neste ano os juízes, por exemplo, tiveram aumento de 16,38% para compensar a restrição do auxílio-moradia. Para o ano que vem, a única categoria que tem autorização para reajustes são as Forças Armadas, ao custo de R$ 4,2 bilhões.

Na avaliação da área econômica, os órgãos dos outros Poderes reúnem condições de fazer a "travessia" deste ano. Isso porque alguns já vinham dispensando o uso do limite adicional cedido pelo governo.

Além disso, a equipe econômica tem feito simulações que apontam ser possível que os demais Poderes acomodem suas despesas no teto. Logo após a promulgação do teto, o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrou de todos os órgãos um plano de adequação das despesas, justamente para evitar problemas quando a compensação acabasse.

Em relação a 2021, a avaliação na área econômica é de que a situação será um pouco menos desafiadora, já que o teto de gastos vai crescer, mas os salários dos servidores, principal despesa desses órgãos, ficarão congelados.

Postado às 09h15 | 16 setembro 2019 |

NUTRICIONISTAS SERÃO HOMENAGEADOS PELA ASSEMBLEIA

Na próxima quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá homenagear nutricionistas do Estado, em sessão solene marcada para às 9h. O evento marcará a passagem do Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto. A proposição é do presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), mas contou com a indicação dos parlamentares.

“Seja nos hospitais públicos, privados, nas clínicas, estes profissionais tem a importante missão de ajudar a promover a saúde através de uma alimentação saudável e equilibrada”, justificou Ezequiel.

Entre os homenageados, estão nutricionistas que contribuíram para que a profissão no Rio Grande do Norte ganhasse reconhecimento no decorrer dos anos. Professores da área e membros do conselho da classe também receberão a honraria da Assembleia.     

Homenageados

Maria de Fátima Nunes Duarte

Maria Amélia Marques Dantas

Yasmim Brena Moreira de Lima

Igor Guedes de Medeiros

Crislâini Sayonara da Silva Leal

Leilane Heloise Carvalho de Freitas

Vitória Karoline Silva de Sousa

Fabiana de Queiroz Medeiros Telles

Caroline Lira da Nóbrega

Josefa Girlene Ferreira de Morais

Lilian Lins de Moraes Drummond

Rarynna Pricylla Silva da Fônseca

Anna Paula dos Santos Medeiros

Rossana Barbalho Melo de Carvalho

Joyce Samara Marques de Oliveira Araújo

Maria Celia Barbosa de Farias

Cláudia Elenna Galvão Veríssimo Bezerra

Elizângela Maria Costa

Patrícia Borja Florentino

Daniella Ruth Simões de Medeiros

Célia Márcia Medeiros de Morais

Alexandre da Silva Baeta Neves

Rosenaide Paulino de Oliveira

Adriana de Queiroz Xavier

Rosane Maria Diógenes de Abreu

Postado às 09h15 | 16 setembro 2019 |

Câmara mantém veto a PL que obrigava vistoria em equipamentos esportivos

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (11), os vereadores mantiveram o veto integral ao Projeto de Lei N° 73/2015, de autoria do ex-vereador Aquino Neto e subscrito pelo vereador Preto Aquino (PATRIOTA), que trata da obrigatoriedade da avaliação periódica nos equipamentos esportivos situados no município de Natal. No total foram treze votos a favor do veto e oito contrários.

Favorável ao veto, a vereadora Nina Souza (PDT), que também integra a Comissão de Justiça explicou os motivos para a manutenção do veto ao Projeto. “Essa matéria é discricionária do poder executivo. O poder executivo sabe as suas prerrogativas, você tem equipamentos públicos, escolas, hospitais e por óbvio você tem que manter. Não cabe ao poder legislativo criar uma lei obrigando o executivo a fazer essa manutenção, por mais que existam situações, como a falta de recursos que impendem que o poder público chegue em todo lugar. Por isso observada a latente invasão de competência, nós votamos favoráveis ao veto”, destacou Nina. 

Para a vereadora Ana Paula (PL), a lei apenas faz com que a secretaria cumpra seu papel fiscalizatório. “A gente vê hoje na cidade a quantidade de praça, academias e equipamentos esportivos danificados. Então esse Projeto faz com que se torne lei, o que a secretaria deve cumprir. A avaliação periódica dos equipamentos, fazer um detalhamento dos problemas e poder discutir soluções, então isso é atividade da secretaria. Por isso a importância do Projeto e a derrubada do veto”, explicou Ana Paula. 

“Nosso Projeto de Lei garantia acima de tudo que o poder público fiscalizasse os equipamentos esportivos da cidade. Existem praças esportivas que estão há mais de vinte anos sem reforma. Então o objetivo do nosso Projeto era cada vez mais tentar preservar as praças de esporte da nossa cidade”, acrescentou o vereador Preto Aquino, que subscreveu o Projeto. 

IDENTIFICAÇÃO PARA MÉDICOS VETERINÁRIOS
Os vereadores também aprovaram em segunda discussão, o Projeto de Lei N° 164/2015, de autoria do ex-vereador Breno Camacho e subscrito pelo vereador Maurício Gurgel (PSOL), que obriga a afixação de placas visíveis ao consumidor, com nome e número do CRMV, do médico veterinário responsável em atendimento nos estabelecimentos veterinários.