Saúde e Afins

Postado às 10h00 | 03 dezembro 2019 |

Por que nossa barriga "ronca" quando estamos com fome?

Alguma vez você já sentiu sua barriga "roncar" e ficou imaginando o que poderia estar acontecendo? Muitas pessoas passam por esta experiência diariamente, especialmente quando estão com fome, mas poucas sabem o que isso realmente significa.

O famoso "ronco" do estômago recebe o nome técnico de borborigmo e é produzido pela peristalse - contração rítmica da musculatura involuntária gástrica e intestinal - ao movimentar o conteúdo destes órgãos (que costuma ser uma mistura de sólidos, líquidos e gases).

Dependendo de fatores como a intensidade das contrações, a composição do material dentro do trato digestivo e a presença ou ausência de estreitamentos ou obstruções, esse ruído pode variar em intensidade e timbre.

Além disso, é normal apresentarmos esses movimentos várias vezes durante o dia. Normalmente, eles aparecem após as refeições como parte do processo digestivo, que aumenta a motilidade gástrica e intestinal. Entretanto, mesmo quando estamos em jejum, temos essas contrações rítmicas sequenciais.

Estômago roncando de fome

Como muita gente já deve ter percebido, a fome também é um fator que pode estimular a motilidade do trato digestivo e causar os tais "roncos". Muitas vezes, esse barulho é percebido até mesmo durante a noite, quando os sons do ambiente que nos cerca são menores.

Isso acontece porque, quando o estômago está vazio, sem alimentos para absorver o som, podemos notar com mais clareza esses sons. O mesmo vale para quando temos uma maior presença de gases provenientes da fermentação bacteriana, por engolir ar ou pelo consumo de bebidas gaseificadas.

É importante ressaltar ainda que, em casos de obstrução no trato digestório, é comum a ocorrência de peristalse de luta (contrações vigorosas), tentando vencer a obstrução e produzindo sons altos e com timbre metálico.

Quando o "ronco" é um problema

Por outro lado, quando um médico escuta o abdome de um paciente com seu estetoscópio e não percebe nenhum som, isso pode ser sinal de uma doença grave como, por exemplo, alterações metabólicas ou uma fase tardia de obstrução intestinal.

Fatores que aumentem a fermentação de carboidratos pelas bactérias intestinais, como intolerância à lactose (primária ou secundária a doenças, como parasitoses), intolerância à frutose e intolerância ao glúten (doença celíaca) também podem ocasionar um borborigmo aumentado.

Além desses, a síndrome do intestino irritável ainda pode estar acompanhada de um aumento na quantidade de gases intestinais podendo, em alguns casos, cursar com um aumento na ocorrência de borborigmo.

Em resumo, é normal apresentarmos o famoso "ronco" no estômago e, em algumas condições normais, ele pode acontecer de maneira mais suave ou mais intensa. Porém, sua ausência total ou seu aumento exagerado podem ser sinal de doenças mais sérias, que precisam de tratamento médico. Portanto, fique atento aos seus borborigmos!

Postado às 09h45 | 03 dezembro 2019 |

O que ocorre no cérebro do bebê ao reconhecer a mãe? Exame revela

Imagens de uma ressonância magnética feita no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, em 2015, viralizaram recentemente. Isso porque o exame capturou o que acontece no cérebro de um bebê no momento exato em que ele reconhece sua mãe.

A ressonância foi feita com a neurocientista Rebecca Saxe, e seu filho quando tinha dois meses.

Na imagem, foi possível ver que o beijo no bebê causou uma explosão de ocitocina, o hormônio do amor. O carinho também liberou vasopressina, que liga as mães com bebês, e serotonina, o hormônio do prazer, que ajuda a regular o humor.

Cérebro dos bebês

O que parecia ser apenas uma imagem encantadora era parte de um estudo maior. "No meu laboratório, no MIT, usamos a ressonância magnética para observar o fluxo sanguíneo no cérebro das crianças. Lemos as histórias e observamos como a atividade cerebral muda em relação ao ambiente. Ao fazer isso, estamos investigando como as crianças reagem sobre os pensamentos de outras pessoas", explica Rebecca em seu artigo

Para essa pesquisa, os cientistas examinaram 17 bebês de 4 a 6 meses por 26 horas e descobriram que o córtex visual, parte do cérebro que processa todas as informações visuais, enfrenta o mesmo processo que os adultos. Isso sugere que essas funções cerebrais se formam durante os primeiros meses de vida.

Para escanear as reações cerebrais dos bebês, os pesquisadores mostravam a eles vídeos de crianças sorrindo ou cenas ao ar livre. As descobertas revelaram que muitas regiões do cérebro dos bebês mostravam a mesma preferência por cenas ou rostos, assim como no do adulto.

Importância do carinho para o cérebro dos bebês

Segundo uma pesquisa realizada pelo National Children's Hospital, crianças que recebem abraços e colo têm uma melhor resposta neurais a estímulos externos do que crianças que têm poucas interações afetivas com os seus pais.

Quando você abraça e demonstra carinho por seu filho, você o ajuda a ter mais confiança em si mesmo. Além disso, ao expressar afeto ao pequeno, você o faz sentir amado e acolhido, o que traz inúmeros benefícios para sua saúde física e emocional.

Postado às 08h00 | 28 novembro 2019 |

Regras de trabalho: até onde se esforçar sem prejudicar sua qualidade de vida?

Trabalho e qualidade de vida são palavras que parecem, às vezes, muito distantes para diversas pessoas. Milhares de profissionais dedicam suas vidas ao trabalho e ostentam com orgulho rotinas nada saudáveis como dormir pouquíssimas horas e trabalhar até mesmo em fins de semana ou feriados. Diante disso, surge um dilema: o que fazer para que o trabalho não prejudique sua qualidade de vida? 

Nós da MetLife estamos ao lado dos nossos segurados trazendo, sempre que possível, as melhores dicas sobre desenvolvimento pessoal. Por isso, saiba como você pode encontrar o equilíbrio perfeito entre o seu trabalho e sua qualidade de vida.  

Trabalho não é tudo na vida

Fazemos parte de um sistema totalmente focado na vida profissional e que acredita que o sucesso é o segredo da felicidade. Porém, com o passar dos anos e a rotina extremamente desgastante, a infelicidade bate a porta de milhares de trabalhadores. Nesse momento, é necessário reconhecer que trabalho não é tudo em nossa vida.

O clássico perfil do workaholic, que são pessoas que trabalham 12 horas ou mais todos os dias e não tiram folga em momento algum para alcançar o sucesso, pode até ser bem visto, mas, definitivamente, não é o caminho para conciliar trabalho e qualidade de vida. É claro que o trabalho deve fazer parte da nossa rotina, mas ele não deve ser tudo para nós. 

Tenha uma vida pessoal que seja prazerosa

Que ter uma vida mais leve e feliz? Não aposte todas as suas fichas no seu trabalho. Nossa vida precisa ser aproveitada com boas experiências que vão muito além da rotina cansativa atrás da mesa de um escritório. Uma vida pessoal prazerosa com a família ou amigos é fundamental para recarregar as energias e ter mais disposição para trabalhar com eficiência. 

Pratique exercícios físicos, tenha hobbies, faça viagens, valorize os momentos de lazer com as pessoas que você ama e, acima de tudo, não se sinta culpado em aproveitar ao máximo. Somente dessa forma, você pode encontrar o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. 

O esforço é preciso, mas sem exageros

Não estamos falando que você não deva se esforçar para se manter no emprego que tanto lutou para conseguir. Pelo contrário, isso deve ser feito, por vários motivos. O problema é quando o seu trabalho toma conta da sua vida a ponto de não deixar mais espaço para ninguém. 

Quando o esforço demasiado no trabalho começa a prejudicar ou inibir sua qualidade de vida, é melhor repensar se essa rotina está lhe fazendo bem. Lembre-se sempre de que se você acabar com sua saúde por causa do trabalho, em algum momento, vai acabar ficando sem ele também. 

O mundo capitalista em que vivemos incentiva o sucesso a todo custo. Mas cuidar de si mesmo é ainda mais importante, por isso, conciliar trabalho e qualidade de vida exige um exercício de equilíbrio constante de tudo que você valoriza no dia a dia. 

Postado às 08h00 | 28 novembro 2019 |

Internet em casa: confira 5 dicas para economizar na hora de contratar seu plano

Com o atual cenário econômico do país é comum cada vez mais querer diminuir alguns gastos extras. A lista do supermercado diminui, os presentes se tornam lembrancinhas, mas mesmo assim parece que ainda é preciso fazer alguns ajustes. 

A maneira mais eficaz de se economizar é modificar algumas das suas despesas fixas que têm mais impacto nas contas do mês. E uma dessas despesas fixas é a internet banda larga em casa, tecnologia que antes era um luxo e hoje se tornou uma necessidade, inclusive para se manter conectado ao trabalho. 

Pensando nisso, hoje nós preparamos algumas dicas para você economizar com sua internet banda larga, fazendo assim com que sobre aquele dinheiro para jantar fora ou fazer uma viagem romântica com seu par.  

1) Conheça seu consumo de internet 

O primeiro passo é entender o que você precisa em relação ao serviço de banda larga.  

Para isso, analise quantas pessoas irão utilizar a internet banda larga e quais os serviços serão acessados por elas, levando em consideração as seguintes recomendações: 

• 1 mega: é indicada para quem quer enviar e receber e-mails, ler notícias ou acessar uma rede social; 

• 5 megas: já dá para ver vídeos, ouvir rádio on-line, fazer download e enviar arquivos; 

• 10 megas: para quem quer fazer tudo isso com mais rapidez; 

• 20 mega: dá ainda mais velocidade, especialmente para downloads e envio de arquivos pesados; 

•  50, 100 e até 300 megas: são voltados para usuários que têm muita demanda de internet - muitos aparelhos conectados no mesmo link de internet, alguém que trabalhe com upload constante de vídeos em alta definição ou mesmo alguém que baixe muitos filmes ou jogue online. 

2) Compare as ofertas 

Agora que você já sabe todas as informações do seu plano atual e da sua real necessidade, você pode pesquisar novas opções de planos e ver o que o mercado de internet banda larga tem para oferecer. 

3) Fique de olho nas promoções 

Verifique se não há promoções ou planos mais acessíveis na sua operadora. 

Consulte todos os planos e combos que ela oferece. Pode ser que a empresa tenha planos mais em conta e que atendam às suas necessidades. Aí é só migrar para um novo plano, sem ter que mudar de empresa, aparelhos ou fazer nova instalação.  

4) Verifique se vale a pena contratar um combo 

Diversas operadoras de internet estão disponibilizando também TV por assinatura ou até mesmo telefone, realizando então descontos no total da fatura de acordo com a quantidade e a abrangência dos serviços contratados. Ainda que isto possa parecer uma boa ideia, deve-se levar em conta a real necessidade de tais “extras”, além da possibilidade de contratar os serviços individualmente em empresas diferentes por um valor ainda menor. 

5) Suspenda o serviço quando for viajar 

Vai sair de férias ou viajar a trabalho? Entre em contato com a empresa e solicite a suspensão do serviço pelo prazo máximo de até 120 dias (o mínimo é de 30 dias). Com isso, a empresa corta temporariamente os serviços prestados e você deixa de pagar pelo que não vai usar. 

Postado às 09h00 | 20 novembro 2019 |

Saúde na terceira idade: conheça 10 hábitos para chegar bem aos 80

Segundo estudos de empresas de pesquisa especializadas no monitoramento da população mundial, estima-se que até 2050 a população de idosos alcance 2,02 bilhões. A partir disso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a importância de se “adicionar saúde aos anos” das pessoas, e isso significa que o importante não é apenas a longevidade, mas sim a qualidade de vida alcançada na terceira idade. 

Pensando em proporcionar aos nossos clientes a conquista de um futuro tranquilo, nós listamos neste artigo 10 hábitos para você chegar bem aos 80 e garantir uma saúde melhor. Anote essas dicas:

1) Pratique atividades físicas

A atividade física retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças e problemas comuns na terceira idade, como diminuição da coordenação motora, osteoporose, diabetes e problemas cardíacos. Segundo a OMS o ideal é exercitar-se pelo menos 3 vezes na semana.

2) Durma bem

A privação e a má qualidade do sono podem afetar o bom funcionamento do metabolismo e acelerar o declínio cognitivo. Dormir bem pelo menos 8 horas por dia com certeza vai contribuir para sua saúde.

3) Mantenha uma alimentação balanceada

Ingerir alimentos saudáveis como grãos, vegetais, hortaliças, castanhas e alimentos ricos em ômega 3 podem ajudar a tratar e prevenir a perda de memória, bastante comum na terceira idade.

4) Evite o cigarro e bebidas alcoólicas 

É mais que comprovado que o álcool e o tabagismo causam danos à saúde e aumentam as chances de doenças como hipertensão, diabetes, Mal de Parkinson e problemas neurológicos. Se você quer envelhecer bem, é melhor deixar esses hábitos de lado.

5) Beba 2 litros de água por dia

A água possui papel importante na manutenção da saúde. Algumas de suas principais funções são: regular a temperatura corporal, eliminar toxinas e transportar nutrientes para as células do corpo. O recomendado pelos principais órgãos de saúde é consumir, no mínimo, 8 copos de água por dia, o equivalente a 2 litros.

6) Estimule seu raciocínio

Exercitar o cérebro contribui para a manutenção do sistema nervoso e, consequentemente, para um envelhecimento saudável. Atividades como leitura, palavras cruzadas ou até mesmo aprender um novo idioma desenvolvem o raciocínio e previnem a perda da memória.

7) Mantenha os amigos por perto

Pesquisas recentes apontam que a solidão e o isolamento social estão relacionados à doenças físicas e mentais. Portanto, busque a companhia de seus amigos e pessoas queridas, façam passeios ao ar livre e planejem atividades em conjunto.

8) Pratique a meditação para aliviar o estresse do dia a dia

Quando em excesso, o estresse pode causar, além de problemas emocionais, como a depressão, e problemas físicos, como dores de cabeça, tonturas e queda da imunidade. Estudos comprovam que a meditação é uma ótima aliada para relaxar a mente e aumentar as defesas do sistema imunológico.

9) Faça check-ups regularmente

É fato que prevenir é melhor que remediar, portanto, realize periodicamente exames médicos para saber se a sua saúde está em dia.

10) Exercite a gratidão

Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Spirituality in Clinical Practice, quem expressa gratidão sobre pequenas coisas da vida têm melhor humor, boa qualidade de sono, são mais eficazes na resolução de problemas e têm menos probabilidades de desenvolver inflamações e problemas ligados à saúde do coração.

O bem-estar, aliado hábitos saudáveis, pode garantir uma vida bastante feliz e proveitosa na terceira idade. 

Postado às 09h00 | 20 novembro 2019 |

Como se alimentam os povos que mais vivem no planeta

Ainda no século XX, o cuidado com a alimentação era hábito majoritariamente de atletas e profissionais de educação física. Nos dias de hoje, as coisas mudaram, e a preocupação tomou conta da sociedade, de modo geral, em busca de uma vida mais duradoura. Nessa linha, o escritor americano Dan Buetnner percorreu o mundo para investigar as regiões em que o número de pessoas centenárias adotou a saúde como foco.

Esses pontos foram retirados de locais como a ilha de Okinawa (Japão), a cidade de Lima Linda (EUA), a península de Nicoya (Costa Rica) e as regiões da Sardenha (Itália) e Icária (Grécia). Essas regiões apresentam em todos os aspectos formas de preservar a alimentação como uma religião, não é por menos que eles servem de exemplo para outros povos.

Nós, da Metlife, estamos sempre pensando em trazer conteúdos que façam nossos leitores refletirem em direção ao equilíbrio. Pensando nisso, listamos algumas dicas dos moradores dessas localidades para inspirar você a conquistar a pró-longevidade.

O que eles recomendam priorizar?

As crianças frequentemente mostram cara feia para frutas, verduras e legumes, recomenda-se que desde a infância seja mantido o costume de se aventurar com alimentos desse grupo.

Preferencialmente três vezes por semana, peixes devem fazer parte do cardápio em porções que caiba na mão. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc) são supernutritivas. Segundo o estudo realizado pelo Imperial College London, da Inglaterra, e pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, comer um punhado por dia, ou aproximadamente 30 gramas, está ligado à probabilidade 22% menor de morrer mais cedo por qualquer doença.

Substituições também são bem-vindas. A tradicional farinha de trigo é rica em carboidratos, portanto, troque por uma linha mais light, como a farinha de aveia, de linhaça, de arroz ou de amêndoas.

Também nunca deixe de beber água! Os povos dessas regiões se hidratam com o líquido acima de qualquer suspeita. Boa ideia é apostar em águas saborizadas com fruta e hortelã ou consumir bebidas quentes como chás para que a ingestão de líquidos não fique comprometida.

O que se deve evitar?

Não é somente o sal prejudicial para o organismo, açúcar é veneno para as veias. O mesmo serve aos produtos industrializados como pizza, lasanha, macarrão, entre outros de fácil acesso nas prateleiras dos supermercados.

Não precisa fugir da carne no prato, porém diminua a frequência. Bifes, hambúrgueres e afins devem ser ingeridos em ocasiões especiais. Não com menos importância, o leite, de preferência, o de vaca, deve ser evitado. As opções de ovelha e cabra estão liberadas.

Planeje suas novas refeições!

Chegando em casa, comece a idealizar menus elaborados e nutritivos. Criar um objetivo de vida é fundamental para enriquecer sua saúde. A Metlife entende que essas mudanças são ricas, mas quando se trata de reflexão de vida, tudo deve ser visto de uma maneira diferente.