Arquivo SA

Postado às 11h00 | 15 outubro 2019 |

45 ANOS DE CARREIRA DE VATENOR SERÃO FESTEJADOS COM EXPOSIÇÃO NA FUNCARTE

Um dos artistas potiguares mais originais e festejados está completando 45 anos de estrada. E para comemorar esta data, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) recebe no próximo dia 24 de outubro a exposição “Vatenor, 45 anos de Arte”. O coquetel de abertura acontece às 19h, na Galeria Newton Navarro, na sede da Funcarte, com entrada franca.

Vatenor de Oliveira nasceu em Natal, em 1953. Trocou a carreira de fuzileiro naval pelos pincéis e foi para o Rio de Janeiro, na década de 1970, participando de exposições coletivas e salões.  Ao longo de uma carreira brilhante, Vatenor realizou 32 exposições individuais, no Brasil e no exterior, ganhando elogios da crítica e o reconhecimento do público.

Ícone da Arte Naif no Rio Grande do Norte, Vatenor morou durante quase duas décadas no Rio de Janeiro e dois anos em Nova York onde participou de exposições coletivas e individuais, convivendo com grandes artistas como o escultor americano Mel Eduard, a poeta Jane Cortez, o pintor brasileiro Ricardo Oliveira e um dos pioneiros da contra-cultura americana, Allen Gisberg.

Em 1988, em Paris, participou de exposição na Galeria Debret, sendo hóspede do casal Sebastião e Leila Salgado. De volta a Natal após mais de três décadas de sucesso no Brasil e exterior, Vatenor assumiu o Núcleo de Artes Plásticas e o Departamento de Atividades Culturais da Capitania das Artes por 9 anos, dirigiu a Pinacoteca do Estado e o Departamento de Patrimônio Cultural da Funcarte, além da Fortaleza dos Reis Magos.

Na exposição que será aberta no dia 24, Vatenor passeia por toda sua obra, sua experiência nacional e internacional e receberá amigos e fãs de várias gerações.

VATENOR 45 ANOS DE ARTE

Dia 24 de outubro

Galeria Newton Navarro (Funcarte)

Horário: 19h

Entrada franca.

Postado às 10h45 | 15 outubro 2019 |

Mostra de decoração no Cidade Jardim convida a repensar ambientes ao bem-estar

A primeira edição do Decora Weekend vai acontecer de 18 a 20 de outubro, no hall do Shopping Cidade Jardim, com exposição de itens de mobiliário, decoração e paisagismo para quem deseja renovar os ares do lar e do trabalho. Com a temática "Muito mais que beleza", o evento vai possibilitar aos visitantes o contato com profissionais especializados, que ajudarão a repensar os ambientes de casa e de escritório em prol do bem-estar. 

A organizadora do evento, Rose Gusmão, explica que um ambiente bem decorado pode influenciar no bem estar e harmonia do lar. "Os objetos selecionados para mobiliar e decorar a casa devem ser escolhidos pensando no equilíbrio de quem mora nela, além da beleza. Ambientes harmônicos e bem planejados trazem satisfação e tranquilidade, tanto no lar como no local de trabalho", revela. A arquiteta afirma que o conforto emocional está intimamente ligado ao caráter autobiográfico que os móveis e objetos conseguem refletir. "Além de respeitar os itens afetivos, a decoração deve representar as características pessoais, gostos e preferências dos moradores, unindo personalidade à escolha inteligente de cores, texturas e materiais. Em casas com crianças, deve-se pensar também no conforto e segurança", continua.

Entre as lojas participantes do Decora Weekend estarão o Studio RG Decor, expondo adornos e plantas permanentes, a Iskisita Baby, com móveis e enxovais para bebês, a Rubar Design, trazendo cortinas, almofadas e colchas, a empresa Amor e Mesas, com itens de decoração para mesas, o Espaço Casa, que atua no setor de móveis planejados e o Atelier Desing & Luz, especialista na fabricação e restauração de luminárias.

Postado às 10h45 | 15 outubro 2019 |

Grupo Vila abre vagas de emprego e estágio no Rio Grande do Norte

O Grupo Vila está com diversas oportunidades de trabalho para o Rio Grande do Norte. Em Natal, as vagas oferecidas são de Analista de Central de Serviços, Cerimonialista, Estagiário de Suprimentos e Vendedor Externo. Já no município de Patu, as vagas oferecidas são de Auxiliar Administrativo. Há ainda vagas para Vendedor Externo em Assu e Mossoró. As contratações — exceto para a vaga de estágio — atendem à CLT e são para tempo integral.

Para a coordenadora do setor de Recursos Humanos do Grupo Vila, Renata Bonavides, cada vaga tem sua especificidade, mas é necessário que o candidato atenda aos valores da empresa. “Nós preparamos o funcionário para ser um profissional do luto, mas para ser um colaborador, esse candidato precisa ter um espírito servidor, estar disposto a construir um ambiente de colaboração e agir com responsabilidade e disciplina, que são alguns dos nossos valores”, explica.

Para participar da seleção, os interessados devem se cadastrar no site do Grupo Vila (http://www.grupovila.com.br/trabalhe-conosco/).

Postado às 10h45 | 15 outubro 2019 |

Fest Bossa & Jazz 2019 movimenta cadeia turística em São Miguel do Gostoso

Os festivais culturais movimentam a economia das regiões por onde passam e estimulam a cadeia turística como um todo. Por esse motivo o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e do Governo Cidadão, com recursos oriundos do Banco Mundial, apoiou a realização do Fest Bossa & Jazz 2019. A edição de 10 anos do evento aconteceu entre os dias 10 e 13 de outubro, no município de São Miguel do Gostoso, Litoral Norte do estado. Lotou pousadas e restaurantes, ativou agências de turismo, movimentou o comércio local e deu visibilidade ao destino.
 
Com uma programação musical diversificada entre artistas locais e nacionais, o Fest Bossa & Jazz contou com mais de 10 atrações: Ricardo Baya (RN), Diogo das Virgens (RN), Los Chaskys (Perú), Sesi Big Band, Duo Taufic (RN), Ricardo Silveira (RJ), Funkeria (PB), Erickson Grillo (RN), Melly (BA/RN), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Khrystal (RN), Blues Beatles (SP).
 
O projeto possui uma vertente de ação social, com a finalidade de deixar um legado de suma importância para as regiões por onde passa. As oficinas, voltadas para jovens de escolas públicas da cidade, ensinou sobre percussão corporal, a história do jazz e como construir uma guitarra com materiais recicláveis. De maneira prática e lúdica, arte educadores explicaram aos participantes formas alternativas de fazer música.
 
Na visão da secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, “as oficinas e workshops voltados para os alunos de escolas públicas dos municípios por onde o Fest Bossa & Jazz passa despertam nas crianças o gosto pela boa música e estimulam o cuidado com o meio ambiente e com ações sustentáveis, imprescindíveis para o desenvolvimento turístico de uma região”. 
 
Nos quatro dias de evento, o município recebeu uma movimentação atípica para o mês de outubro, que deixou diversos empresários muito satisfeitos. “A nossa pousada teve 100% de ocupação no sábado e no domingo do Festival, uma ocupação que geralmente só temos na alta estação ou feriadões. É importante realizar ações desse tipo nos períodos de baixa para que a economia da cidade esteja sempre aquecida”, comentou o empresário Umberto Montalto, diretor de pousada em São Miguel do Gostoso. 
 
O diretor da Emprotur, Bruno Reis, destacou o evento como incentivador do turismo. “Em geral, as pessoas veem o turismo como passeios realizados para a satisfação pessoal, mas nós, que atuamos na área, enxergamos nele uma das principais portas de entrada da economia de um país, estado ou cidade. E o retorno que esperamos quando apoiamos Festivais como o Bossa & Jazz é exatamente esse, movimentação de toda a cadeia”, disse.
 
Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz é realizado desde 2010, por Juçara Figueiredo Produções, e já apresentou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 170 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues

Postado às 08h30 | 14 outubro 2019 |

MADA 2019: ESCALAÇÃO FINAL E HORÁRIOS DA EDIÇÃO DE 21 ANOS

 Chegou a hora! O maior e mais tradicional festival de música do RN chega a sua edição de 21 anos. A partir desta sexta, o MADA (Música Alimento da Alma) aporta na Arena das Dunas com 27 apresentações sem interrupções. A edição está sendo viabilizada com auxílio dos patrocínios da TNT Energy Drink e Prefeitura de Natal através da Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, TIM, Governo do RN e Lei Câmara Cascudo. A cerveja oficial do evento é a Itaipava. A abertura dos portões será às 18h. Uma novidade vai surpreender o público ao adentrar a Arena das Dunas. Todos os palcos estarão na parte central do gramado e o público não perderá nenhuma atração. 

O festival vai das 19h às 5h da manhã com 27 apresentações sem interrupção, além das diversas ativações culturais realizadas pelo festival em parceria com os patrocinadores. Como um dos principais festivais do Brasil a valorizar a criatividade da música autoral de vanguarda, o MADA 2019 aposta em importantes tendências no seu line up. Estarão em evidência o hip hop contemporâneo e a chamada nova MPB, apresentando artistas que estão renovando esses gêneros. Também reúne algumas grandes performances musicais com estrelas que já conquistam seu espaço no mercado.

O rapper Baco Exu do Blues volta ao MADA para lançar o elogiadíssimo “Bluesman”, cujo videoclipe conquistou em 2019 o Grand Prix – premiação máxima – na categoria "Entertainment for Music" do festival Cannes Lions. Com influências do jazz e MPB, além de ritmos baianos, chega pela primeira vez a Natal, a também baiana Luedji Luna, trazendo músicas do álbum “Um Corpo no Mundo”.

O MADA também apresenta, pela primeira vez ao RN, os talentosos artistas da nova geração: a carioca MC Tha, que incorpora ao rap os ritmos ancestrais dos orixás (“Rito de Passá” é seu novo disco); Luíza Lian com sua poesia eletrônica e ao mesmo tempo pop “Azul Moderno”; Djonga, o potente rapper escritor e compositor mineiro que chama a atenção por sua lírica afiada e por suas fortes críticas sociais. A cena eletrônica, new wave e jazzística da banda Teto Preto; e de Brasília chega a cantora de rap Flora Matos, que aos 30 anos já conta longa estrada musical com discos lançados e tours pela Europa. Do Recife vem a banda Bule, com uma identidade pop e retrô, explorando estéticas sonoras dos anos 80.   

Entre as headliners, impossível não incluir o terceiro disco do Baiana System (“O Futuro Não Demora”), que completa dez anos de carreira renovando os ritmos baianos. E uma das bandas de reggae mais queridas e longevas do pop brasileiro, a Natiruts, que está de fôlego novo com o disco “I Love”, que conta com parcerias de Gilberto Gil (“Verde do mar de Angola”), Morgan Heritage (“I Love”), Katchafire (“Mergulhei nos teus olhos”).

Da terrinha, tem gente nova no line up. Nome em ascensão no cenário eletrônico alternativo de Natal, BEX estreia em disco com “Clocking Days”, um registro de peito aberto, mostrando o caminho para superar um coração partido. Enquanto prepara um álbum com músicas somente de compositores potiguares, Plutão Já Foi Planeta está de volta ao MADA com single novo no palco. E ainda vamos conhecer o trabalho de Ouen - do músico Rodrigo Monteiro - e o produtor e músico Zé Caxangá e Seu Conjunto, mostrando sua mistura em “Demons”. Outra novidade é a sensação Júnior  "Bass" Groovador, destaque do Rock in Rio, que se apresenta com banda completa para deleite dos fãs. Outro destaque é a banda Mad Dogs comemorando 25 anos de carreira e a volta de Potyguara Bardo, que depois de um esfuziante show no Palco 3 ano passado, estreia em um dos palcos principais apresentando seu disco “Simulacre”.

A programação terá ainda ativações culturais na Feira Mix do MADA. Na Feira Mix o festival terá a loja 5Rs, Contém Glitter, In Mare Pratas, Lassana Moda Africana, Pintou New, Urban83, Vintedois, Mada Store (Merchan do festival e dos artistas), Banca Ninja e BET - Bicha Extraterrestre. O festival ainda contará com praça de alimentação e área de convivência ampliada.

Confira o line up (todos os shows serão no gramado da Arena das Dunas)

 

18/10 – Sexta, Arena das Dunas

 

18h – Abertura dos portões

19h30 Mad Dogs [Palco TIM]

20h Júnior Groovador e banda [Palco TNT]

20h30 Potyguara Bardo [Palco TIM]

21h Luiza Lian [Palco TNT]

21h40 MC THA [Palco TIM]

22h20 Teto Preto [Palco TNT]

23h10 Baco Exu do Blues [Palco TIM]

0h10 Baiana System [Plco TNT]

 

AFTER PARTY OFICIAL

01h30 à 02h10 - Blue&Red

02h12 à 02h54 - Jovick

02h54 à 03h36 - JV

03h36 à 04h18 - LizaWaves

04h18 à 05h - TripTapes

 

19/10 Sábado, Arena das Dunas

 

18h – Abertura dos portões

19h00 T Yuri [Palco TNT]

19h30 Ouen [Palco TIM]

20h Zé Caxangá e seu Conjunto [Palco TNT]         

20h30 Bule [Palco TIM]

21h BEX [Palco TNT]

21h40 Luedji Luna {Palco TIM]

22h30 Plutão Já Foi Planeta [Palco TNT]

23h20 Flora Matos [Palco TIM]

00h20 Natiruts [Palco TNT]

01h40 Djonga [Palco TIM]

 

AFTER PARTY OFICIAL  

02h40 à 03h15 - Gameshark b2b Necro

03h15 à 03h50 - Akaaka

03h50 à 04h25 - Nadejda

04h25 à 05h - Frank

 

sexta.jpeg   WhatsApp Image 2019-10-14 at 08.16.38.jpeg

SERVIÇO MADA

Festival MADA - 21 anos

Local | Estádio Arena das Dunas - Lagoa Nova, Natal - RN

Data | 18 e 19 de outubro

Horário |  a partir das 17h

Para compra online vá até à Sympla aqui

Pontos de venda | Loja Oticalli do shopping Midway

https://www.facebook.com/festivalmada

Realização: MADA Produções

INGRESSO MEIA ENTRADA PODE SER ADQUIRIDO POR:

ESTUDANTES:

Todo estudante regularmente matriculado em uma instituição de ensino de 1º, 2º ou 3º grau (Ensino Fundamental, Médio e Superior) tem direito, portanto, à pagar metade, 50%, do valor da entrada. Deve apresentar a Carteira de Identificação Estudantil com foto e dentro da validade.

ID JOVEM:

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL  DE ENSINO ( REDE PUBLICA E PRIVADA):

A Lei nº 243/2006 concede aos professores da rede municipal de ensino desconto de 50% no acesso (meia-entrada) a eventos culturais e esportivos, congressos e seminários na cidade do Natal e devem apresentar a Carteira Funcional ou Holerite do Mês Vigente acompanhado de Documento Oficial de Identificação com Foto. LEI Nº 10.422, DE 22 DE AGOSTO DE 2018.

A Lei nº 10.422, assegura aos professores da rede pública e privada de ensino do Estado, no exercício da profissão, o direito ao pagamento de meia entrada em eventos de natureza cultural, esportivos e de lazer.

DOADORES REGULARES DE SANGUE:

A meia entrada em eventos, cinemas e espetáculos agora passa a ser direito também dos doadores de sangue regular, são considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue dos hospitais localizados no Município do Natal, identificados por documento oficial expedido pela instituição, conforme a Lei 344/2011.

INGRESSO SOCIAL:

QUALQUER PESSOA que não enquadre nos grupos com direito ao ingresso meia entrada pode comprar o Ingressos Social mediante a doação, no dia do evento, de 1kg de Alimento não perecível que será destinado para instituições de assistência social.O GAAC – Grupo de Apoio a Criança com Câncer é a entidade beneficiada neste ano.

INFORMAÇÕES SOBRE INGRESSO ONLINE

O ingresso é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso impresso ou no aplicativo da Sympla, para validação da titularidade.

Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra; basta instalar nosso app! Se você ainda não instalou, clique em uma das opções a seguir: symp.la/android | symp.la/ios . Após fazer o login, vá até a aba 'Ingressos', clique sobre o ingresso que deseja alterar e no menu 'Opções', selecione 'Editar participantes'. Siga os procedimentos indicados na tela e confira os dados preenchidos antes de confirmar a alteração! A troca pode ser realizada apenas uma vez por ingresso e a permissão para alterar estará disponível até 24 horas antes do início do evento. Se desejar obter mais informações sobre o procedimento, acesse este link: bit.ly/TrocaSelfService.

Postado às 08h30 | 14 outubro 2019 |

Primeira santa brasileira

A beata brasileira Irmã Dulce (1914-1992) foi canonizada neste domingo (13/10) pelo papa Francisco, em cerimônia realizada no Vaticano. Com dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, a freira baiana se torna a primeira santa brasileira. Além de Dulce, foram canonizados outros quatro beatos: o britânico John Henry Newman (1801-1890), a italiana Giuseppina Vannini (1859 -1911), a indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan (1876 -1926) e a suíça Marguerite Bays (1876 -1926).